Modernidade é o novo tempero dos restaurantes brasileiros


A modernização dos restaurantes ao redor do mundo trouxe não só inúmeros benefícios para os donos de restaurantes. A utilização de tecnologia nos restaurantes também mudou o hábito dos consumidores à mesa. Hoje, é muito comum vermos espalhados pelos restaurantes monitores de touch screen, em que os garçons registram os pedidos, iPods, que viraram bloco de notas, e iPads transformados em cardápios. Enquanto isso, na mesa, o cliente faz um check-in do estabelecimento em que acabou de chegar, elogia um prato em um site de ranqueamento de restaurantes e pode inclusive fazer o pedido a caminho do local. A fila diminui, o cliente fica satisfeito e promove o boca-a-boca online e o proprietário fideliza a sua clientela.
Segundo estudo da consultoria americana Technomic, os consumidores não abrem mão da tecnologia durante a experiência gastronômica. Pesquisa realizada com 500 consumidores nos EUA, apontou que 51% consideram essencial a tecnologia para aperfeiçoar o atendimento e o serviço. O Brasil não fica atrás. Os consumidores nacionais, principalmente com a melhoria da economia, estão comendo cada vez mais fora de casa. E eles não abrem mão do conforto e de um excelente serviço.
Filas, pedidos errados e cobranças indevidas já não são mais aceitas com tanta facilidade e todos os deslizes acima podem prejudicar bastante o sucesso da casa. Os garçons, inclusive, precisam buscar cada vez mais conhecimento para utilizar as novas ferramentas e soluções oferecidas, para ter um tempo maior e melhor para dedicar ao cliente.
Por mais que o importante no restaurante seja uma boa comida, os clientes buscam cada vez mais uma experiência completa. Ou seja, a comida pode ser a melhor do mundo, ser bem recomendada por críticos gastronômicos, mas se o atendimento não for bem executado e o cliente tiver que esperar na fila durante muito tempo, todo o cuidado e requinte do prato serão esquecidos pelo mau atendimento. E em breve, estabelecimentos com atendentes anotando pedidos nos velhos bloquinhos de papel nas grandes cidades, fará parte do passado.
O cliente de hoje quer escolher o prato em um cardápio em que a foto mostre o que realmente será consumido. E quer fazer tudo isso sem enfrentar fila e nem mesmo demorar na hora de pagar. Aplicativos interativos onde o cliente possa explorar as mais diversas opções de pratos, bebidas e sobremesas, é a grande aposta do momento.
Em um mercado cada vez mais competitivo, investir na tecnologia dentro do ambiente de bares e restaurantes é a grande saída para fidelizar novos clientes. Além disso, a automação comercial ajuda a organizar as finanças, a controlar estoque e economizar no uso de papel, sem contar os gráficos oferecidos que dão a real dimensão na hora de mudar cardápios e controle. Em breve poderemos realizar os pedidos a caminho do restaurante ou mesmo escolher no iPad o prato desejado e enviar diretamente para o chef. Tempos Modernos na cozinha!
Mauricio Medeiros – Diretor da Colibri – NCR, engenheiro eletrônico formado pela Universidade Mackenzie, especializou-se em Teleprocessamento e em Administração de Bancos de Dados pela Berkeley University of Califórnia – USA

Campanha Colibri | ONG Banco de Alimentos 2012



A Colibri há alguns anos se compromete a ajudar a ONG Banco de Alimentos, mesmo que de forma simples,  sabemos que com a simplicidade é possível fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

A contribuição da Colibri é através do programa Nota Fiscal Paulista que devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Na Colibri, há duas urnas para que as notas fiscais paulistas dos colaboradores possam ser depositas. Essas são recolhidas mensalmente e enviadas para a ONG Banco de Alimentos até o 1º dia útil do mês subsequente.

Durante todo o mês de Dezembro/2012 estivemos em clima de campanha para aumentarmos o valor de Notas Fiscais para envio a ONG Banco de Alimentos. A colaboradora Rosana Oliveira – Novas Tecnologias, foi quem contribuiu com o maior valor de Notas Fiscais. Em agradecimento por essa contribuição, a GERTEC, parceira Colibri forneceu um prêmio a nossa colaboradora. 


Para quem ainda não conhece a ONG Banco de Alimentos, vamos fazer uma breve apresentação do maravilhoso trabalho realizado por eles!

Fornece alimentos através do combate ao desperdício; 
- Promove ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas; 
Expande suas ações e conhecimentos para fora das áreas circunscritas onde existe o problema concreto da fome para atingir à sociedade como um todo no sentido de promover uma mudança de cultura permanente, incentivando à ação, através da educação.

Você também pode contribuir para a ONG Banco de Alimentos.


Agradecemos a GERTEC pela prêmio oferecido a nossa Colaboradora,
a toda Equipe Colibri pela participação!