Como escolher um sistema POS eficiente?

*Por Ricardo Carreon

A gestão de estabelecimentos na área de alimentação não é nada fácil, exige muita organização para lidar com funcionários e fornecedores, além de realizar um bom atendimento ao cliente. Para lidar com todo esse montante de informações, a automação comercial surgiu para facilitar o dia a dia dos proprietários.

Além de promover o gerenciamento dos gastos, pagamento de faturas e estoque, processos automatizados diminuem os erros e auxiliam na economia do estabelecimento ajudando no lucro. Porém como escolher um bom sistema POS já que a inovação e a tecnologia estão mudando em um ritmo acelerado?

Para se adaptar às rápidas inovações e às expectativas em constante mudança dos clientes, é preciso uma solução completa em tecnologia que atenda às suas necessidades hoje e no futuro. Abaixo pontuo quatro questões que podem ajudar a tomar a melhor decisão na escolha da solução POS mais adequada para cada negócio.

1. Qual é o seu plano estratégico em longo prazo?
Esta pode ser uma pergunta difícil de responder, porque o mundo em que vivemos está mudando em um ritmo acelerado. Você precisa fazer seus negócios crescerem, mas como fará isso em um ambiente tão dinâmico?

Para atender seus planos, o que você tem que fazer para ganhar dinheiro e atrair clientes? Se seus planos de crescimento incluem a abertura de mais restaurantes, quais são os requisitos mais importantes da tecnologia que farão isto da maneira mais fácil possível?

Novas tecnologias móveis para restaurantes e com base na nuvem são lançadas todos os dias e continuarão a evoluir. Ao pesquisar um novo sistema POS, um dos recursos mais importantes que seu novo sistema deve ter é a capacidade de integrar facilmente novas soluções, conforme elas vão sendo disponibilizadas para você - seja do mesmo fornecedor ou de outra pessoa.

2. Como você quer impactar a experiência de seus clientes?
Alterar seu ponto de vendas irá impactar a maneira como você envolve seus clientes.
Naturalmente, todos esperam que você proporcione uma experiência mais valiosa e significativa.

Pense em como seus clientes querem fazer negócios com você. Olhe em volta do seu restaurante – seus clientes estão tirando fotos de seus pratos e as publicando em redes sociais? Você está ativamente envolvido no Twitter ou Facebook? Você deseja estar? Pense em como você quer moldar a experiência de seus clientes e até que ponto você quer construir esse relacionamento por meio de canais digitais e físicos, além das poucas horas que eles permanecem em seu restaurante. Ao pesquisar um novo sistema, procure fornecedores que sejam capazes de entregar soluções de POS e de engajamento com o cliente como lealdade e pagamento móvel para fornecer uma experiência integrada para seus clientes.

Hoje os consumidores não querem sair somente para comer e sim ter uma experiência completa. Portanto ter uma solução que ajude no atendimento e ainda fidelize o cliente, oferecendo uma boa experiência, é o caminho certo para o sucesso.


3. Que tipo de dono você é?
Você fica muito tempo fora do seu restaurante? Você deseja tomar decisões enquanto está em trânsito? É incapaz de deixar seu restaurante, porque você não sente segurança de que seus negócios possa seguir sem problemas se você não estiver por perto?

Talvez você não esteja recebendo informações de seu POS que permitirá tomar decisões eficazes. Ou, talvez, os dados não estejam configurados de forma a lhe dar interpretações significativas das informações. Talvez seja difícil avaliar os dados. De qualquer forma, existem recursos para fazer de você um gerente mais inteligente, mais eficaz, não importa onde você esteja.

Conforme aumentarem as demandas de seus negócios, assim como as oportunidades em atender a essas demandas com as análises de vendas, de trabalho e outras em tempo real, que lhe permitirão tomar decisões inteligentes, no momento em que elas precisam ser feitas.

Ao pesquisar um novo POS, certifique-se de quais ferramentas de gerenciamento são oferecidas e como você pretende utilizá-las.

Já existem diversos aplicativos no mercado que permitem gerenciar o negócio remotamente através de smarphones e tablets.

4. Qual é a real necessidade do seu estabelecimento?
Não adianta ter a melhor solução POS do mundo se ela não se enquadra ao tamanho do seu restaurante. Normalmente o sistema é oferecido em módulos onde o cliente pode optar pelas ferramentas necessárias de acordo com o porte de seu estabelecimento. Fique atento na escolha para não adquirir um sistema muito mais encorpado do que sua empresa necessita. 

Quando você utiliza algum tempo para analisar corretamente as necessidades de seu negócio — não importa o tamanho — você poupa incontáveis horas de perda de produtividade e diminuí o risco de investir no sistema errado para seu restaurante. Faça estas quatro perguntas a si mesmo quando você for decidir que tipo de sistema de POS é o melhor para o seu negócio.


*Ricardo Carreon é diretor da unidade de Food Service da NCR, proprietária dos Sistemas COLIBRI e ALOHA


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