*Por
Ricardo Carreon
A
gestão de estabelecimentos na área de alimentação não é nada fácil, exige muita
organização para lidar com funcionários e fornecedores, além de realizar um bom
atendimento ao cliente. Para lidar com todo esse montante de informações, a
automação comercial surgiu para facilitar o dia a dia dos proprietários.
Além
de promover o gerenciamento dos gastos, pagamento de faturas e estoque,
processos automatizados diminuem os erros e auxiliam na economia do
estabelecimento ajudando no lucro. Porém como escolher um bom sistema POS já
que a inovação e a tecnologia estão
mudando em um ritmo acelerado?
Para se
adaptar às rápidas inovações e às expectativas em constante mudança dos clientes,
é preciso uma solução completa em tecnologia que atenda às suas necessidades
hoje e no futuro. Abaixo pontuo quatro questões que podem ajudar a tomar a
melhor decisão na escolha da solução POS mais adequada para cada negócio.
1. Qual é
o seu plano estratégico em longo prazo?
Esta pode
ser uma pergunta difícil de responder, porque o mundo em que vivemos está
mudando em um ritmo acelerado. Você precisa fazer seus negócios crescerem, mas
como fará isso em um ambiente tão dinâmico?
Para
atender seus planos, o que você tem que fazer para ganhar dinheiro e atrair
clientes? Se seus planos de crescimento incluem a abertura de mais restaurantes,
quais são os requisitos mais importantes da tecnologia que farão isto da
maneira mais fácil possível?
Novas
tecnologias móveis para restaurantes e com base na nuvem são lançadas todos os
dias e continuarão a evoluir. Ao pesquisar um novo sistema POS, um dos recursos
mais importantes que seu novo sistema deve ter é a capacidade de integrar
facilmente novas soluções, conforme elas vão sendo disponibilizadas para você -
seja do mesmo fornecedor ou de outra pessoa.
2. Como
você quer impactar a experiência de seus clientes?
Alterar seu ponto de vendas irá impactar a maneira
como você envolve seus clientes.
Naturalmente,
todos esperam que você proporcione uma experiência mais valiosa e
significativa.
Pense em
como seus clientes querem fazer negócios com você. Olhe em volta do seu restaurante
– seus clientes estão tirando fotos de seus pratos e as publicando em redes sociais?
Você está ativamente envolvido no Twitter ou Facebook? Você deseja estar? Pense
em como você quer moldar a experiência de seus clientes e até que ponto você
quer construir esse relacionamento por meio de canais digitais e físicos, além
das poucas horas que eles permanecem em seu restaurante. Ao pesquisar um novo
sistema, procure fornecedores que sejam capazes de entregar soluções de POS e
de engajamento com o cliente como lealdade e pagamento móvel para fornecer uma
experiência integrada para seus clientes.
Hoje os
consumidores não querem sair somente para comer e sim ter uma experiência
completa. Portanto ter uma solução que ajude no atendimento e ainda fidelize o
cliente, oferecendo uma boa experiência, é o caminho certo para o sucesso.
3. Que
tipo de dono você é?
Você fica muito tempo fora do seu restaurante? Você
deseja tomar decisões enquanto está em trânsito? É incapaz de deixar seu restaurante, porque você não
sente segurança de que seus negócios possa seguir sem problemas se você não
estiver por perto?
Talvez
você não esteja recebendo informações de seu POS que permitirá tomar decisões
eficazes. Ou, talvez, os dados não estejam configurados de forma a lhe dar
interpretações significativas das informações. Talvez seja difícil avaliar os
dados. De qualquer forma, existem recursos para fazer de você um gerente mais
inteligente, mais eficaz, não importa onde você esteja.
Conforme aumentarem
as demandas de seus negócios, assim como as oportunidades em atender a essas
demandas com as análises de vendas, de trabalho e outras em tempo real, que lhe
permitirão tomar decisões inteligentes, no momento em que elas precisam ser
feitas.
Ao
pesquisar um novo POS, certifique-se de quais ferramentas de gerenciamento são
oferecidas e como você pretende utilizá-las.
Já
existem diversos aplicativos no mercado que permitem gerenciar o negócio
remotamente através de smarphones e tablets.
4. Qual é a real necessidade do
seu estabelecimento?
Não
adianta ter a melhor solução POS do mundo se ela não se enquadra ao tamanho do
seu restaurante. Normalmente o sistema é oferecido em módulos onde o cliente
pode optar pelas ferramentas necessárias de acordo com o porte de seu
estabelecimento. Fique atento na escolha para não adquirir um sistema muito
mais encorpado do que sua empresa necessita.
Quando
você utiliza algum tempo para analisar corretamente as necessidades de seu
negócio — não importa o tamanho — você poupa incontáveis horas de perda de
produtividade e diminuí o risco de investir no sistema errado para seu
restaurante. Faça estas quatro perguntas a si mesmo quando você for decidir que
tipo de sistema de POS é o melhor para o seu negócio.
*Ricardo Carreon é diretor da unidade de Food Service da NCR, proprietária
dos Sistemas COLIBRI e ALOHA
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